O Programa Escolhas é um programa governamental de âmbito nacional, criado em 2001, tutelado atualmente pela Secretaria de Estado da Igualdade e Migrações e integrado no Alto Comissariado para as Migrações (ACM, I.P.).
O Programa Escolhas é um programa governamental de âmbito nacional, criado em 2001, tutelado atualmente pela Secretaria de Estado da Igualdade e Migrações e integrado no Alto Comissariado para as Migrações (ACM, I.P.), cuja missão é promover a integração social, a igualdade de oportunidades na educação e no emprego, o combate à discriminação social, a participação cívica e o reforço da coesão social e destina-se a todas as crianças e jovens, particularmente as provenientes de contextos com vulnerabilidade socioeconómica.
O Programa Escolhas está estruturado em três áreas de intervenção:
(i) Educação, Inclusão digital, Formação e Qualificação;
(ii) Emprego e Empreendedorismo;
(iii) Dinamização Comunitária, Saúde, Participação e Cidadania.
Acesse ao regulamento do programa aqui
Acesse a Resolução do Conselho de Ministro sobre o programa aqui
Nesta geração existem projetos em todos os distritos e Regiões Autónomas, exceto em Viana do Castelo e em todas as capitais de distrito, exceto Aveiro e Viana do Castelo. A intervenção é realizada em 68 municípios diferentes. Aceda aqui à Resolução do Conselho de Ministros nº 71/2020 que renova o Programa Escolhas para o período de 2021 a 2022.
O Escolhas 2.ª Geração nasceu em maio de 2004 e estendeu-se até setembro de 2006. Partindo da experiência e da aprendizagem entretanto obtida, o Programa abriu-se a novos desafios, a sua ação foi redirecionada e o seu modelo de atuação reconfigurado. A prevenção da criminalidade deu lugar à promoção da inclusão social de crianças e jovens provenientes de contextos socioeconómicos mais vulneráveis, particularmente, de crianças e jovens descendentes de migrantes e ciganos/as, visando a igualdade, a não discriminação e o reforço da coesão social.
Conheça um grande ponto Turístico de Portugal. Lugar que muitas pessoas do mundo todo passaram e ficaram encantado. Agora é hora de conhecer e também participar do nosso programa através de colaborações e outras
Ponte D. Luis I- Porto da ribeira
é a Coordenadora do projeto, sendo responsável pela sua gestão a nível burocrático, assim como pela planificação e implementação de atividades e eventos subjacentes ao funcionamento do projeto.
é técnica do projeto, apoia as crianças e jovens no apoio ao estudo e é responsável pela planificação e dinamização de atividades lúdico pedagógicas e eventos comunitários;
é a Dinamizadora comunitária do projeto e enquanto jovem da comunidade consegue identificar as suas necessidades, auxiliando na definição de estratégias para as colmatar;
é o Monitor de apoio às atividades, apoia a equipa para que haja um melhor funcionamento do projeto.
O Escolhas com Futuro – E9G surgiu de uma candidatura realizada pela Associação Social Recreativa Cultural e Bem Fazer Vai Avante ao Programa Escolhas durante a 8ª Geração do programa. Assim sendo, e após termos visto a candidatura ser aprovada, começamos a dar os primeiros passos em abril de 2021. Desde então, temos vindo a trabalhar na, com e para a comunidade de S. Pedro da Cova, apoiando as crianças, jovens e suas famílias na sua integração positiva e estruturada na vida em sociedade.
Em outubro de 2023, a nossa candidatura à 9ª Geração foi também ela aprovada, permitindo-nos manter e readaptar o trabalho até então realizado.
Contacta-nos para saberes mais sobre nós.